CRESS/AC Realiza I Seminário Estadual – O trabalho do Assistente Social no Sociojurídico

No dia 29 de março de 2019, foi realizado pelo CRESS – ACRE o I Seminário Estadual – O trabalho do Assistente Social no Sociojurídico, aconteceu no salão cultural da FAAO.

Na abertura do Seminário foi destacado a importância de um momento pra debater o trabalho do Assistente Social no Sociojurídico, a garantia de direitos humanos e como devemos realizar o enfrentamento das questões de direitos sociais na atualidade.

A palestra proferida pelo Dr. Francisco Raimundo Alves Neto, sobre o Sistema de Justiça e direitos humanos na atualidade, trouxe reflexões sobre os direitos humanos, como aconteceram as conquistas nessa área e os grandes desafios na atualidade posto que estamos vivenciando a negação destes direitos garantidos pela Declaração Universal dos direitos Humanos e no Brasil pela Constituição Federal de 1988.

Já a palestra proferida pela Ma. Sandra Maria Amorim da Rocha, sobre a atuação do Assistente Social no Sociojurídico nos incumbiu de fazer uma análise sobre o fazer profissional, argumentou que o assistente social deve ser mais que um “tarefeiro”, que ele seja propositivo, que seja um agente de transformação, desde o local de trabalho até a sua atuação.

Na continuação do evento, no período da tarde, contou com profissionais que participaram de mesas temáticas: com o tema desafios e reflexões para o serviço social no Sociojurídico os quais explanaram, como é atuação de cada um em suas respectivas áreas, quais os desafios enfrentado no cotidiano e quais as perspectivas.

A primeira mesa foi composta por Ana Cássia Andrade Caetano – assistente social da 1ª Vara da Família da Comarca de Rio Branco, Pâmera katrinny Nascimento Silva – assistente social da Vara de execuções de penas e medidas alternativas – VEPMA. A assistente Social Sionete de Sousa da Silva, da vara de proteção à Mulher e Elza Abreu de Souza, assistente social do Núcleo de Apoio Técnico às Varas da Infância e da Juventude. Contou com a mediação de Rosiane Borges Cruz do Conselho Fiscal – CRESS AC.

A segunda mesa foi composta por Mirla Silva de Arruda Maia, coordenadora técnica e assistente social do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, o assessor de planejamento e assistente social do Instituto de Administração Penitenciária do Acre – IAPEN e Paula Raissa Almeida de Souza, Assistente Social do Serviço de Acolhimento Familiar – SAF na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH.

Vale destacar que o Seminário foi de suma importância para os profissionais que alguns chegou a mencionar o ânimo e força que um evento voltado para a área lhes dão, a intenção é que este evento seja um meio para construir o fortalecimento dos profissionais e usuários dos serviços no Sociojurídico.